Um exemplo de administração pública em Contagem/Minas

De Natália Flach, do Brasil Econômico.

 

Com monitoramento, Contagem/MG reduz gasto

Localizada a 15 quilômetros de Belo Horizonte, Contagem é uma cidade que abriga muitas indústrias

Localizada a 15 quilômetros de Belo Horizonte, Contagem é uma cidade que abriga muitas indústrias

Comunidade

Software acende luz vermelha sempre que projetos ligados ao planejamento estratégico da cidade mineira registram atrasos. O sistema não envolve injeção de recursos públicos.

Foi implantada em Contagem, no fim do ano passado, a cultura de resultados para tentar acabar com a mentalidade do “se der, deu” na gestão pública da cidade mineira.

O município, localizado a 15 quilômetros de Belo Horizonte, montou o seu plano estratégico até 2012 e, de quebra, instalou um sistema de monitoramento eletrônico que acompanha a evolução dos projetos e alerta sobre os prazos.

“Antes, os resultados eram pouco produtivos, porque o planejamento não saía da gaveta”, conta Marília Campos, prefeita e responsável pelo projeto.

Para evitar que este cenário se repetisse em seu segundo mandato, ela contratou o Instituto Publix, que colocou em prática o sistema e capacitou funcionários de todas as secretarias da cidade.

O foco definido pelo planejamento foi a transformação de Contagem em uma cidade melhor para se viver. Feito isso, o macrotema foi dividido em nove áreas estratégicas – saúde, educação, infraestrutura, emprego e renda, meio ambiente, dentre outras – que abrigam 29 projetos de melhorias para o município.

“Fizemos alguns ajustes no planejamento ao acrescentar metas e índices, e ajudamos a montar o comitê gestor, formado por dez funcionários, que periodicamente discute o andamento dos projetos”, diz Caio Marini, diretor do instituto.

“A gente sabe que não dá para fazer tudo o que a cidade precisa em quatro anos, mas isso não é mais desculpa para não cumprirmos os principais pontos”, afirma. “Espero que esse modelo continue a ser usado nos próximos governos.”

Funcionamento do sistema

Os coordenadores dos projetos alimentam o sistema com atualizações sobre avanços das obras. Quando o software acende uma luz vermelha, significa que os atrasos passaram de cinco dias. Neste momento, o secretário responsável se reporta diretamente à prefeita.

“Geralmente, os atrasos são causados por chuvas, que impedem que as fundações das obras sejam feitas”, diz Marília.

“Já contávamos com isso, portanto não consideramos o fato como atraso.”

De uma maneira geral, a prefeita diz que o cronograma está em dia. Das 32 escolas que serão construídas até 2012, por exemplo, oito já foram concluídas neste ano. “Quem sai beneficiada é a população”, acredita.

Mas os cofres da prefeitura também agradecem. Segundo a prefeita, o orçamento do município é de R$ 1 bilhão e até agora não foi gasto um único centavo a mais do que o previsto com essas obras. “Hoje, estou conseguindo controlar melhor os gastos públicos, tanto é que foi possível adiantar a primeira parcela do 13º salário dos servidores para outubro”, comemora.

O sucesso da gestão pública em Contagem foi tão grande que se tornou exemplo na 15ª edição do congresso do Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (Clad), promovido na República Dominicana, em novembro.

 

Anúncios
Comments
One Response to “Um exemplo de administração pública em Contagem/Minas”
  1. Parabéns a prefeita!
    Realmente um ato nobre!
    Vejam meu trabalho e acompanhem o andamento das minhas promessas!
    Ahhhh se todos fossem assim!
    Seria ótimo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: