Aberta temporada de caça política ao Partido Verde.

O partido verde pode começar a ficar com fama de duende verde. Pelo menos para alguns como o estadunidense Lew Rockwell que escreveu esse artigo mal embasado. Vou fazer um resumo do que é o verdadeiro fundamento do partido verde.

Primeiro vale lembrar que partido verde não é uma idéia brasileira. Ela é uma idéia mundial. Existem vários partidos verdes pelo mundo e nós aqui temos uma variante dele. A filosofia é a meu ver interessante, principalmente por não ter uma visão de curto prazo e nem de ser baseada em grandes corporações, nosso maior problema atual. Lew escreveu:

Não se trata de uma fraternidade dos homens, já que vivemos em tempos pós-cristianismo; trata-se da fraternidade dos bichos e das árvores.

Isso é análise de quem não percebe nem 1% do que o assunto trata. É extremista em pensar que apenas o cristianismo é fraterno. É um comentário de quem não quer perceber a mudança como aqueles que entitularão esses partidos de esquerdistas (com tom de desprezo). Eles têm o direito de falar isso, mas erram quando não usam argumento nenhum. É um texto sem comprovação técnica a ponto de chamar o partido de marxista apresentando isso como um problema. Na verdade são partidos de centro esquerda e não esquerdistas extremistas. Ele é mais que marxista, é o marxismo com sentido prático, sem radicalismo e sem meios governamentais de imposição. É baseado em uma etapa seguinte ao capitalismo selvagem que foi e é um mal necessário, mas que pode e deve ir perdendo a força.

Vamos à análise religiosa de Lew:

Como o socialismo, o ambientalismo combina uma religião ateísta com um estatismo virulento.

A nossa candidata a presidente pelo partido verde é evangélica da Assembléia de deus. Não por isso se utilizou de sua crença religiosa para influenciar votos, tanto que a análise dos 20% de votos que ela recebeu resultam em votos de indignação da classe média. Classe que não foi assistida por nenhum dos governos anteriores. Política verde e seus integrantes nada tem a ver com ateísmo. Hitler, base de metade da análise de Lew era católico. Na minha opinião, crença e estado devem andar separados. Lew deve pensar o contrário. Vejo que Lew não está preparado para conviver com outras crenças ou a falta dela na sociedade. Portanto perde totalmente o restante de seus argumentos. Mas vamos continuar.

Isto posto confirma o quarto item dos princípios do partido retirados do site www.pv.org.br.

4.O PV não se aprisiona na estreita polarização esquerda versus direita. Situa-se à frente.Está aberto ao diálogo como todas as demais forças políticas com o objetivo de levar à prática as propostas e programas verdes.

Em outras palavras, o partido verde nem sequer consegue se posicionar em esquerda e direita. Existem várias classes sociais associadas desde empresários até trabalhadores. Quem quiser trabalhar por um mundo melhor está convidado.

O que está acontecendo no mundo é um processo natural resultante da nossa explosão tecnológica mas corre o risco de ser travado pelas grandes corporações e pelos seus mandantes. Também pelos ratos pequenos como Lew que são só ferramentas de uso barato dos mandantes. Vou usar um exemplo prático que são as torres de geração eólica. Quando se fala em mais energia elétrica, é uma das primeiras opções procuradas pois não tem limitação ambiental. Nós todos podemos instalar uma em casa ou no condomínio. Aqui no Brasil ainda temos potencial hidrelétrico a ser explorado, mas cada usina é uma barragem e um alagamento. Além disso já existem incentivos para essa tecnologia e o governo neste ano decidiu que 20% dos novos investimentos em energia deveriam ser eólicos. Resultado: Já temos muitos campos eólicos pelo Brasil, mas pouco se fala neles. A mesma análise vale para a energia solar.

Qual a vantagem disso? Um dia nos livraremos totalmente de pagar energia elétrica para grandes companhias de energia. Nada de flutuação de preços, variações de tarifas. A energia está ali. As grandes empresas serão pequenas, servindo apenas para suprir a falta e produziremos o que consumimos com eólica e solar como já se faz bastante fora do Brasil. Japão tem incentivo para quem quiser instalar painéis fotovoltáicos nos telhados. Europa e EUA são exemplo de eólica. Se estender a análise para os veículos elétricos, que também pouco se fala no Brasil, seria a redução dos poços de petróleo e das outra grandes companhias ao redor.

Apesar de isso tudo ser filosofia dos partidos verdes, já vemos acontecer com governos que não são declarados verdes, pois é uma tendência. Ótima notícia para o planeta. O partido verde nesse caso é somente uma forma de apoio às decisões verdes. Não existe nenhuma proposta radical de alteração econômica e social. Muito menos de viver novamente como selvagens na mata. No Brasil ainda acredito que seja um dos partidos onde temos políticos mais sérios, o que não quer dizer que amanhã isso continue assim.  Mas a filosofia do partido ajuda. Se um dia a cartilha do partido for apenas comercial, teremos só mais um na lista.

E então, ainda acha que isso é filosofia de fraternidade dos bichos e árvores? Ainda falarei muito sobre esses assuntos por aqui para colocar na balança junto com essas declarações que certamente devem aparecer na mídia nos próximos anos. Eles precisam anular os 20% da Marina nas eleições de 2010. O assunto é extenso e vai da análise da economia sólida de países verdes como a Suécia até as decisões que já tomamos por aqui apoiadas por pessoas e políticos sérios. No caso especial de Lew temos um conservador mal caráter.

Transformar os males necessários em desnecessários é uma arte.

Anúncios
Comments
6 Responses to “Aberta temporada de caça política ao Partido Verde.”
  1. Cara, acho que vc escreveu em um post tudo o que eu quero que meu filho encontre no mundo!
    Um BELO POST REALMENTE, parabéns!
    Caracas… que difícil colocar isso na cabeça das pessoas! Vamos trabalhar por um mundo melhor todos juntos e não por interesses individuais.
    Se for bom pra mim terá que ser pra você também é assim que precisamos pensar!
    Com a política do ganha-ganha onde todos ganham seremos mais felizem, sem dúvida.
    Eu te ajudo pra vc ficar melhor, assim me sentirei melhor e quando eu precisar se você não puder ajudar, tudo bem, pois outra pessoa o fará! Filminho básico para assistir “Corrente do Bem” poderíamos começar assim!
    É bom abrir os olhos do pessoal a respeito do PV, pois estão confundindo alhos com bugalhos!!!
    To dentro, PV neles, espero que o partido continue assim, com MORAL!

  2. Caroline disse:

    A imprensa não divulga muito a respeito dos partidos verdes e, quando divulga, distorce sua visão política inovadora. Quantas vezes não precisamos ler nos jornais e revistas, durante essas eleições, visões limitadas do significado de “terceira via” e posição de “independência” (entendida como neutralidade)? Fico feliz que uma mente como a de Marina Silva esteja tomando a liderança da construção do partido no Brasil. Tem tudo para ser a grande alternativa. Aliás, fica aqui uma correção, a igreja da ministra é Assembleia de Deus!

    • Ok, vou corrigir a crença da Senadora. Mas isso nem importa. Alguem que diz que sua crença nao deve ser misturada com as decisões do estado para mim está pronta para viver com qualquer religiao, ou nenhuma, do povo. Ótimo seria se todas fossem assim!

  3. Olá Zé Paulo.
    Muito interessante o seu apanhado sobre a filosofia do PV. Faço aqui uma crítica no sentido de esclarecer alguns pontos a mais assim trazer mais luz a esta sua afirmação.
    Temos que considerar os objetivos finais das proposições do Partido Verde ( ainda aqui no Brasil mal formulado) que seja o próprio homem, o próprio ser humano, e a natureza com seus bichos e flora. A sua política e suas ações, visam despertar a consciência dos seres humanos, ao cuidado com o meio ambiente de nosso planeta, pois percebe-se que a maneira como é conduzida a sociedade (metas econômicas + status sociais & outros valores) a médio e a longo prazo trazem uma conseqüência prejudicial e danosa as pessoas e ao Meio Ambiente, não só aqui, como a todos os habitantes deste planeta. Aí surge o PV, apontando uma nova direção as sociedades, como foi aqui no Brasil representada na figura de Marina Silva e raros outros políticos brasileiros,, (se não o faz, é porque tropeça nos mesmos engôdos econômicos e+ sede de poder onde se situam os outros partidos).
    Com respeito as crenças, acredito que seja impossível um avanço social sem a incorporação aos indivíduos das três forças que hoje regem o planeta, ou seja A Filosofia, a Fé ou Religião, e a Ciência. Afastando de vez o poder econômico e outros poderes de nossas orientações finais, e assumindo em seu lugar, o desenvolvimento Social e a qualidade de vida do cidadão. …
    afonso c. pereira barreto

    • Certo afonso. Concordo com tudo que tu falou. Mas eu realmente não pretendia entrar no mérito partido verde falando de ecologia, pois acima de tudo se trata de um partido político. O assunto ecologia seria mais para a ciencia mesmo, que estuda os fatores, diz oq tem q ser cuidado de um lado e de outro e busca novas soluções.
      Falando de partido politico penso que a questão é politica mesmo e decidi falar apenas das ações ao alcançe da politica justamente para livrar a ideia de que o partido é formado por um bando de maluco q gostaria de ver todo mundo dentro da selva denovo. Não é isso, mas vai aparecer maluco transtornado para falar que é. Portanto aqui, provavelmente não discutirei ciencia e tecnologia ecologica (apesar de ser a area que trabalho), mas sim politica ecologica. A exemplo, não podemos amanha fechar portas de companhias e ignorar a existencia do poder economico e do mercado financeiro. Ele sempre existirá e não deve ser visto como um mal pois, ele na teoria fundamental, é um sistema justo por incrivel que pareca. Ele é mal pela forma q a coisa é tratada hoje e pelos valores baixos da sociedade. Ainda escreverei sobre a Suécia e seus valores e gostaria que tu retornasse para entender o que estou falando. É tudo questão de valores que essas frentes que tu colocou ajudam a construir, mas que não devem ser sobrepor nunca. A ciencia estuda e trata, a religião fala do inexplicável e a política aplica socialmente os valores na margem do possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: