Dicas de trânsito. Parte 1.

O trânsito no Brasil inteiro está terrível. Se vende carros como nunca e as estradas são as mesmas. E para interpretar o motivo de acharmos ele terrível, a resposta é somente uma:

“São muitos carros”.

E os muitos carros significam lentidão. Então é possível concluir que ruim é transito lento, que não flui, certo?

Existe também o ruim devido a quantidade de acidentes, mas isso é coisa de trânsito que anda acima de 60km/h. Ou não, como em Jaraguá do Sul por exemplo. Como em vários lugares, devido a falta de atenção, mesmo com o trânsito lento temos números incríveis de acidentes (ver Artigo), com números muito acima do crescimento populacional, mesmo que cada dia mais lento. Dia de chuva é certo que pegaremos uma “fila extra” por uma falta de atenção de alguém.

Decidimos então postar uma lista de recomendações para fazer o dia de todos melhor. Stress causado pela lentidão, lentidão causada por imprudência. Precisamos de boas práticas, incluindo a gentileza e principalmente o respeito mútuo. Temos também exemplos de vídeos colhidos no YouTube. Ai vai a primeira dica:

1) Ceder o espaço.

Em uma via com muitos carros, todos andarão na velocidade do mais lento. Portanto, evite criar filas na via. Se não está com pressa de atingir o objetivo, dê espaço para quem tem horário a cumprir, já que você está sem pressa perder um tempo com gentileza não é problema. É apenas gentileza. Mesmo com muitos carros a pessoa que vem atrás se sentirá bastante agradecida. Acelerar quando ultrapassado é o comportamento mais repugnante que existe e inaceitável para o século que vivemos.

Nossas vias não ajudam, porém isso não nos tira a necessidade de ser gentil. Sempre é possível chegar um pouco para a direita e fornecer espaço para a pessoa que deseja ultrapassar ver a pista. Pré-requisito: Usar o espelho retrovisor traseiro.

Se for a pessoa que deseja ultrapassar sempre o faça sem colocar risco a vida de ninguém. Acelere para ultrapassar, ultrapasse na faixa permitida e retorne o quanto antes para sua pista. Uma dica é reduzir a marcha antes de iniciar a ultrapassagem. Ninguém será mais macho colocando os outros e tu mesmo em risco.

Exemplo na polônia.

Note que não existe fila e tanto o carro do câmera quanto o da frente cedem espaço sempre que necessário. Lógico que para isso é necessário atenção extra, inclusive com o espelho traseiro, fato não habitual no Brasil. As ultrapassagens também são infinitas vezes mais seguras.

E finalmente, os carros existem para atingirmos dois pontos no menor tempo possível. Senão teríamos ficado só com as carroças mesmo, pois elas não queimam combustível.

Vamos cooperar por um ambiente melhor no trânsito.

Anúncios
Comments
One Response to “Dicas de trânsito. Parte 1.”
  1. Pena que não são todos que compreendem inglês!
    Mas é uma boa aula de direção! Poderiam ensiar isso nas auto-escolas daqui.
    Perceberam o carro que passou e “agradeceu” com o pisca alerta? São boas práticas de direção, só isso e todos serão felizes para sempre.
    Assim, você, sem pressa, poderá passear na via enquanto, quem está a caminho do trabalho poderá chegar a tempo, sem causar atrasos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: