Discussão sobre o “Brasil melhor”

Sentado em uma mesa com amigos ultimo fim de semana entramos na discussão sobre o nosso “melhorado Brasil”.

O Brasil realmente melhorou, o pobre tem mais dinheiro e subiu de classe. Oras, quem não gostaria de ver isso acontecer (tirando a turma do Prates e seus patrões)? Eles que fiquem com o orgulho ferido deles. Mas essa melhora não foi e não será suficiente. Enquanto o PiG tenta derrubar a teoria de que melhorou sim (ver post do Luiz Azenha), a esquerda defensora do governo (blog Os amigos da presidente Dilma) coloca isso como o mérito do ídolo do povo. A verdade é que não é suficiente e não é o caminho correto.

Hoje o pobre compra como se comprar fosse a receita para uma vida descente. A maioria desses “comprantes” não consegue ainda ter uma conversa construtiva onde a troca de idéias é vista como um crescimento. Eles não estudaram, não sabem falar, não sabem ler e ainda tem quem se orgulhe deles assim. Então, o que estariam fazendo para merecer tal dinheiro extra?

O que Lula fez foi o papel da “mãe cega”. Aquela que protege o filho marginal na porta da cadeia e ainda tem coragem de fazê-lo diante da imprensa. Lula deveria ter proposto uma troca ao povo. Ele acertaria as políticas sociais (antes zero no governo de direita) melhoraria as escolas e universidades e o povo ajudaria a construir um país descente para o futuro. Um lugar que evolui, onde a tecnologia é de ponta, onde estudamos na frente dos outros e onde o cientista tem valor. Isso seria uma visão de longo prazo do qual aqui não sabemos a importância. Todo governo se planeja para quatro anos, todo cidadão se planeja para o mês, quando não a semana. Amanha é outra história – “Nem sei se vou acordar” – dizem em tom egoísta. Se acordarem, poderão acordar mal. Quando não acordarem mais, seus filhos poderão acordar mal. É a herança maldita. Vão ficar sem nenhum resultado de bom na vida. Sem ter feito nenhuma diferença. “O que se faz em vida ecoa na eternidade” e a imbecilidade também ecoa. Mas ecoa mal.

A mudança não é definitiva e facilmente poderemos cair novamente em um estado de pobreza similar ao antigo. E não é necessário nenhum esforço extra pra isso, basta uma marolinha surpresa lá fora. Não temos uma redução de pobreza em longo prazo, é uma redução temporária. Torço para que ela seja definitiva, mas enquanto não se pensar na educação, ela nunca será definitiva e sempre existirá a classe dominante.

Ao final manter o povo feliz (já que eles ainda consideram o dinheiro a fonte da felicidade) significa manter o mesmo governo. O pobre do Brasil tem medo de trocar o governo e voltar à pobreza. E está com razão. Só que isso não é o que acontece nos países ricos, aqueles países que estudam e criam a tecnologia que o pobre brasileiro hoje compra feliz. Os presidentes dos EUA são um exemplo que facilmente se estende aos outros países. Dos últimos 6 presidentes, tiveram Clinton, Obama e Carter como democratas e Reagan, pai Bush e filho Bush como republicanos, sendo a alternância de governos clara. Provavelmente depois de Obama e seu apagão terão novamente um republicano. Na história dos presidentes deles tiveram 92 anos com republicanos e 85 com democratas.

Enquanto isso, na República dos Bananas (em menção ao título de mais um blog interessante), perdemos tempo mantendo governantes A ou B por anos. E como resultado não temos uma solução SUSTENTÁVEL (essa palavra não serve só para a ecologia).

Anúncios
Comments
13 Responses to “Discussão sobre o “Brasil melhor””
  1. Ademir disse:

    Zé!

    Vc tá certo. O povo acha que está com a bola toda!!! Infelizmente não conseguem abrir os olhos e ver um mundo muito melhor do que eles vivem. É só se esforçar. Mas como disse um professor do MBA, pensar dói….
    E a brincadeira era assim na sala: Pensa um pouco….vai doer…mas acostuma e vcs acabam gostando!
    Tirando as malícias, é a pura verdade. As pessoas adoram pensar, precisamos é tirar as pessoas da zona de conforto para usufruirem deste método.

    Abs
    Ademir J Finta

  2. Cleiton M. Sabin disse:

    Otimo! Não discordo que a educação do povo é ,e sempre será a base de um mundo melhor,mas acreditar que poderemos simplesmente mudar a toque de caixa e exagero.( rss desde 1500) mas esperar o quê de um partido( PT )trocar alianças politicas com( PMDB)O troco de meia duzias de ministérios.

    saudações

  3. Carlos disse:

    É a visão da fina flor da sociedade “sulista”, no contestado caboclo também não tinha direito de sonhar em ser proprietário de terras.

    • Carlos, te vejo como o grande representante dos preguiçosos. O que tem de mal na minha proposta? Eu queria trazer o povo para a classe pensante com o dinheiro (que é a consequência obvia do mérito). Mas tu só quer o dinheiro. Então te digo. Eu, como muitos, não estamos aqui pra te sustentar.

  4. Carlos, não teve destempero. Todos aqui que desfrutam do método científico para análisar fatos notaram que minha proposta nada tem a ver com definições sulistas e nortistas. Muito menos com decisões da época da guerra do contestado. Acredito que tu não tenha gostado nem um pouco da proposta e o motivo para todos é bem visível. Malandragem. A famosa malandragem brasileira. Repito pra ti. Não estamos aqui para te sustentar.

  5. VIctor disse:

    Concordo que a educacao e’ a unica solucao sustentavel, mas como fazer um pobre estudar se ele tem q pedir esmolas? queria lembrar que o brasil tem a terceira pior destribuicao de renda do mundo e so mudando essa realidade se pode ter um pais melhor. tambem gostaria de lembrar que com 50% da populacao pobre, quem paga as universidades e escolas publicas ‘e somente a classe media. como dar escola decente a 100% sendo que so 50% contrubui com impostos? e so gerando emprego, fazendo o pais crescer que a educacao chegara a todos. quem passa fome nao estuda nem trabalha e poe seus filhos pra fazer o mesmo. talvez nao seja a solucao certa, mas foi uma medida de urgencia para acabar com a fome em um dos paises mais ricos do mundo! ainda temos muito o que fazer, mas acho q esse governo tem a visao da educacao para o pais: 50% do petroleo para a educacao!! isso enquanto estudantes europeis manifestam violentamente contra as reformas universitarias que estao arrasando umas das culturas mais maduras! acho que com todos os defeitos estamos no caminho certo depois de muito tempo.

    • É verdade vitor, é a unica solução sustentável. Agora que o pobre não precisa mais de esmola (até aqui a politica foi acertada conforme tu colocou), está na hora de ir para a escola. Só que da forma que foi feita quem sabe não sirva para realmente tornar o pais prospero mas sim para agradar quem vota. Foi por isso que coloquei o exemplo da alternancia de poder nos EUA. Eu torço para que estejamos sim no caminho certo, mas sempre fico com o pé atras assim como devemos estar sempre. Essa é nossa obrigação, monitorar os nossos representantes sem colocar nenhum como ídolo.
      Obrigado pela visita!

      • VIctor disse:

        Claro. Eu tambem fui um dos que questionei a capacidade do Lula em governar: como pode uma pessoa que nem sabe falar governar um pais? Mas depois de 8 anos ele provou para mim e para o mundo a sua capacidade. Obviamente ele nao governa sozinho, acredito que o merito vai dividido pra toda a sua equipe que fez um trabalho invejado ate pelo Obama que nao consegue implementar suas mudancas. Acrdito tambem na alternancia dos governos e de fato no Brasil um presidente pode ficar no poder no maximo 8 anos. Nas ultimas eleicoes porem as opcoes eram escassas. Vimos nos ultimos dias mas uma prova atravez do Wikileaks da politica neoliberal entreguista do Serra enquanto negociava a entrega do Pre-sal a multinacionais americanas. Como seria diferente se ele tivesse ganhado ja no lugar do Lula. Teriamos entregue nossos bens a estrangeiros assim como o fez o FHC. De qualquer forma creio que depois desses 8 anos que virao com a Dilma (pq acredito que sera reeleita) sera necessario uma mudanca de governo, mesmo com se ela fizer o governo que esperamos. senao o risco sera de uma especie di ditadura democratica o qual so um partido cria raizes no governo. O fato e’ que nao podemos encarar com pessimismo uma dos melhores periodos do nosso pais! Sejamos criticos sempre, mas construtivos, ajudando a construir um pais melhor. Valeu!

      • Vitor, é isso que não concordo. Existiam opções nas ultimas eleições. Na ultima Marina, na anterior Cristóvam. E esse negócio de dizer que eles não tinham preparo é antiquado. Preparo para que? Roubo como o experiente do serra e como os estágiarios do PT? O PT tambem nunca foi considerado preparado, precisou de uma aliança com o PMDB (corrupto que só) para ser considerado do dia pra noite apto? Q estranho não?
        Marina na cabeca 2014. Espero que estejas errado sobre a reeleição da Dilma. Muito tempo sem troca não é bom.

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] sobre uma conversa que tive entre amigos onde falamos sobre o quanto o Brasil realmente melhorou (Link). Dentre propagandas tendenciosas a favor e contra às vezes abrimos mão da verdadeira análise. […]

  2. […] original post here: Discussão sobre o “Brasil melhor” « Nova ordem política Tweet This […]

  3. […] Originally posted here: Discussão sobre o “Brasil melhor” « Nova ordem política […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: