Censura virou moda em Jaraguá do Sul

Fonte: Blog Sergio Peron

Depois de tantas denúncias, o blog do Sergio foi bloqueado na câmara municipal da cidade, conforme eu já havia publicado aqui. Segundo Sergio, o site dele é o único bloqueado. Até onde podemos analisar a decisão, ela pode ser considerada sim uma censura aos moldes ditatoriais, pois assim como todos, temos o direito de divulgar nossas opiniões dentro dos limites da constituição. Acredito que as denúncias que o Sergio publica em seu blog são dignas da constituição, não a ferindo em momento algum, deixando então para todos os leitores a análise crítica do que se lê. Assim como ele mesmo diz no blog, publica tudo que comentam, seja em concordância ou não.

Agora decidiram então expulsar um cidadão da câmara, conforme comentário do Sergio a seguir.

As paredes da Câmara – que possuem ouvidos e até falam comigo – relataram a novidade.  A bailarina disse que já decidiu: vai proibir a permanência de Carlos Ribeiro – que frequenta muito o gabinete do vereador Zé da Farmáciade permanecer nas dependências da Casa. Será devidamente convidado a retirar-se do ambiente Legislativo.

É, claro, possível que exista alguma pendência dessa pessoa perante as leis, porém, isso não foi informado. Pode também ser uma decisão baseada em interesses. Se o ato de expulsar quem não concorde com as decisões que lá são tomadas virar moda, estamos correndo sérios riscos como democracia. Além disso, Sergio ainda coloca o que pode vir a acontecer nos próximos dias:

Dentro de mais alguns dias, quem quiser assistir as sessões do Legislativo terá que fazer credenciamento antecipado. Se for aprovado pela bailarina, passa!

Acredito que isso seja inconstitucional (não tenho certeza), mas a prefeitura não deve ter o direito de proibir acesso de cidadãos comuns sem uma justificativa concreta. Isso também nos leva a pensar novamente sobre o motivo de expulsar o cidadão.

Sobre o acompanhamento das sessões muitas cidades já disponibilizam acesso a essas a elas via internet, já que elas dizem respeito justamente ao povo. A seguir texto retirado de uma reportagem (do jornal infonet) sobre pessoas comuns assistindo as sessões e sobre o verdadeiro sentido do parlamento.

… Historicamente, o parlamento é um ícone do Estado democrático moderno. Porém, mesmo sendo reconhecido como a “casa do povo”, …

Agora em Jaraguá do sul, pode ser impossível. Que a decisão seja revista, e logo, pois não condiz com o atual modelo de governo do país.


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: