Pobre Dilma. Lula em 2014?

Reproduzo o artigo de Plínio de Arruda Sampaio no Carta Capital.

Está em todos os jornais: Lula anuncia sua candidatura a Presidente da República. Confirma-se assim o que temos dito a respeito da “invenção” da Dilma.

Temeroso de que a mosca azul morda a Presidenta, e que esta decida pleitear a re-eleição, Lula apressou-se em adverti-la de que, em 2014, ele voltará a disputar a Presidência da República.

Hipocritamente, Lula cita vários companheiros que poderão ser candidatos em 2014, mas todos sabem que ai daquele que acreditar nas suas palavras.

Candidatar-se em 2014 é direito dele, mas um desastre para a nova administração.

Imaginem a Presidenta governando e Lula correndo o país inteiro, em campanha eleitoral, a interferir, fazer críticas, apoiar demandas, indicar candidatos a postos no governo.

Vai ser o caos. Maior ainda se a atual bonança propiciada paradoxalmente pelos efeitos benéficos da crise mundial na economia brasileira se transformarem numa crise de grande porte – coisa perfeitamente previsível, tendo em vista que, se a situação econômica melhorar um pouco na Europa, os capitais que correram para nossas Bolsas de Valores a fim de obter lucros financeiros com os juros elevados que praticamos aqui, evaporem-se do dia para a noite.

Já defendi as criaturas que se rebelam contra o criador. São estes os que tornam a rebelião uma necessidade. Pois a síndrome da rebelião reproduz-se mais uma vez.

Não há nada a fazer. É só esperar.

O que se pode fazer é organizar uma oposição eficaz ao novo governo. Este será obrigado a tomar medidas contra o povo, pois é isso que Lula vai exigir da Presidenta. Aliás, o “saco de maldades” já foi aberto: antes mesmo de tomar posse, Dilma, contrariamente ao que falou durante a campanha eleitoral, anunciou apoio à volta da CPMF e o corte de um bilhão e quatrocentos bilhões do orçamento da educação.

Oposição eficaz consiste em organizar o povo para resistir, nas ruas, a esse tipo de medidas. Na França, Itália, Inglaterra, a massa trabalhadora está nas ruas, enfrentando a polícia, para protestar contra restrições aos seus direitos – restrições, de resto, muito menos graves que as que estão sendo cometidas contra os trabalhadores brasileiros.

Anúncios
Comments
3 Responses to “Pobre Dilma. Lula em 2014?”
  1. Discordo totalmente do Plinio Sampaio meu caro José Paulo. Muito já se errou nas previsões sobre desejos e anseios de Lula. Inicialmente ele não iria resistir a idéia do terceiro mandato e partiria para alterar a constituição do alto de seu apoio popular. Não foi o que ocorreu. Que Lula iria pleitear o cargo de Secretário Geral das Nações Unidas. Não foi o que ocorreu. Presidente do Banco Mundial. Outro erro. O que creio e o que ele tem afirmado é um pouco diferente. Afirmou Lula : “Dilma tem todas as condições de pleitear sua reeleição após 4 anos de mandato como qualquer outro governante”. O que Gilberto Carvalho e não Lula, afirmou foi que ele poderia se candidatar caso Dilma estivesse em dificuldades com sua reeleição, palavras do ex Secretário da Presidência. Aproveito aqui José Paulo no apagar das luzes de 2010, para desejar a você um Feliz 2011 e que continuemos mesmo discordando eventualmente, nesta luta por um país melhor. Você como muitos faz um trabalho que demonstra seu interesse maior pelos problemas brasileiros e a discussão é uma forma de participação na solução. Nós não torcemos por Lula nem por Dilma, mas torcemos pelo Brasil. Um grande abraço.

    • Eason, nem eu concordo muito com o Plínio. Neste caso concordamos! 🙂 Mas ele realmente lançou um ponto de vista muito bem construido. Acredito que nem ele ache que isso vai acontecer realmente. Mas o alerta foi muito inteligente!
      É a arte de especular, mas note que Plinio não noticiou, diferente do que faz a mídia!
      E torceremos pelo Brasil em 2011! Feliz 2011 pra ti tambem e sucesso com teu Blog, muito bem escrito e por isso linkado aqui sempre!

  2. Jossimar Ferreira disse:

    Plínio Sampaio, o mestre da especulação!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: