A posse da Dilma e o que temos pela frente

Foi um discurso limpo. Ela colocou bem o que já foi feito de bom e ressaltou que ainda falta muito, principalmente na educação. Lembrou da inovação tecnológica, o qual restringiu o discurso ressaltando as inovações da única empresa que investe em tecnologia no Brasil que é a Petrobrás. De qualquer forma a presidenta já vem de formação diferenciada em relação a seu antecessor, sem formação alguma, e que visivelmente demonstra pouco interesse em crescimento intelectual. Por este motivo o discurso de Dilma é coerente e sem exageros populistas*. É formada em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cursou mestrado e doutorado apesar de não obter titulação por não defender as teses.

A nova presidenta apresenta, com esses detalhes, um conflito com a esquerda extremista que hoje compõe grande parte do apoio fervoroso ao já passado governo Lula e que possui um discurso similar ao do seu ídolo. Uma esquerda perigosa que despreza a formação acadêmica e a inteligência e prega uma divisão de renda a qualquer custo sem nenhuma valorização ao mérito. Pessoas que associam a elite marginal deste país àquele povo que se formou em universidades, principalmente nas particulares (os chamam de intelectuais, esclarecidos e especialista), e esquecem de programas como os de financiamento dos cursos que permitiram a muitos pobres terminarem seus estudos. O desprezo pode ser visto nas palavras do próprio Lula no seu discurso final.

“Enquanto os intelectuais e especialistas mundo afora não conteram a crise por aqui um metalúrgico resolveu.”

“Gostei de ver os países ricos em crise.”

Esse pessoal hoje é encontrado com facilidade na internet, principalmente nos comentários dos blogs (mesmo nos moderados). Além do conflito da formação, a Dilma vem de família rica, a famosa elite. Na minha opinião, o maior desafio de Dilma será a de ter que tomar algumas decisões dolorosas para conter os gastos públicos e o consumo objetivando segurar a inflação. O que poderá levar essa mesma esquerda extremista a se voltar contra ela. Entretanto ela poderá acabar fazendo um governo muitas vezes melhor que o do Lula mas não tão popular quanto.

Acredito que poderemos ter boas notícias nesses próximos quatro anos baseado no discurso de posse (que já não é mais eleitoreiro) onde ela enfatizou que uma das prioridades será a educação e o combate a corrupção, apesar de que talvez, dentro do próprio partido, tenha uma frente que evitará esses assuntos. Ainda faltará muito para se resolver e continuaremos fazendo uma oposição que reconhece os acertos e cobra os erros e as omissões. Termino com a frase de Dilma mais celebre da posse.

“Professores e professoras são as verdadeiras autoridades da educação.”

* Populismo segundo Wikipédia: O termo populismo é utilizado para designar um conjunto de movimentos políticos que se propuseram colocar, no centro de toda ação política, o povo enquanto massa em oposição aos (ou ao lado dos) mecanismos de representação próprios da democracia representativa. Exemplos típicos são o populismo russo do final do século XIX, que visava transferir o poder político às comunas camponesas por meio de uma reforma agrária radical (“partilha negra”).

Anúncios
Comments
2 Responses to “A posse da Dilma e o que temos pela frente”
  1. Izabel disse:

    Parabéns ao Brasil, agora sim sinto que alguém irá fazer a diferença na educação brasileira, já estava na hora de alguém reconhecer que os verdadeiros educadores precisam ser valorizados e, acabar com essa política em que o estudante em sala não produz, , não participa das discussões, sai de sala, falta e ainda e ainda é classificado para série seguinte. Parabéns presidenta…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: