Veículos elétricos estão chegando

Chegando ao final de 2010, o ano em que o ilustre “engenheiro Lula” colocou em cheque a viabilidade comercial do veículo elétrico, as grandes montadoras, que já fazem testes lá fora a anos, anunciam lançamentos de versões de veículos 100% elétricos. Lula teve diversos motivos para fazer sua afirmação. Dentre eles os investimento do seu governo em empresas como Petrobrás, incentivos ao álcool e a defasagem da área de geração de energia elétrica. Nenhum motivo técnico, apesar de o comentário se direciona para este lado quando se fala em viabilidade comercial. De fato hoje ele não é comercial, pois sabemos que para produzir uma única peça de qualquer coisa o custo será X e em um lote de 1000 custara X/100. Quando estiverem ocupando uma fatia maior do mercado, certamente terão preços reduzidos.

Hoje o que se faz de elétrico lá fora ainda são experiências mas que apontam para um mercado certamente promissor. Nos Estados Unidos os elétricos começaram com os híbridos de tecnologia japonesa. Foi em 2001 com o Toyota Prius. Faz 10 anos que a idéia é desenvolvida por lá e mesmo com o atraso causado pela crise, o desenvolvimento não parou. Faz pelo menos mais de quatro anos que a Ford também vende versões híbridas dos utilitários. Pesquisa recente mostra que 39% dos estadunidenses pensarão em híbrido na próxima compra.

Os híbridos são carros que possuem dois motores, um à combustão e o elétrico. Em baixas velocidades o de combustão é auxiliado pelo elétrico e a economia é considerável – em torno de 27km/l de gasolina como é o caso do Prius.

Atualizando com informações de hoje, os carros híbridos da Toyota nos Estados Unidos estão custando $22.800 o Prius (disponível somente híbrido),  $26.500 o Camry ($19.700 a gasolina) e $37.300 o utilitário Highlander ($27.300 a versão a gasolina). Ainda existe uma boa diferença, entre gasolina e híbrido, em torno de 25% para o mesmo modelo.

Este ano, no salão do automóvel de São Paulo, a Ford trouxe para o Brasil um dos nossos primeiros híbridos, o Ford Fusion, que é fabricado no México. O preço inicial é de R$ 134 mil em comparação com os R$82 mil da versão a gasolina. Uma diferença de 39% entre gasolina e híbrido perante a diferença de 30% para o mesmo Fusion nos EUA.

Além do híbrido, estrearam lá fora vários modelos 100% elétricos este ano. São veículos que dispensam completamente o petróleo e utilizam apenas o motor elétrico. A seguir uma lista resumida dos lançamentos mais interessantes.

  • EUA – Chevrolet Volt;

  • EUA – Nissan Leaf;

  • Europa – Citroen C-Zero (grupo PSA)

  • Europa – Peugeot iOn (grupo PSA)

Por aqui nos restará continuar pagando as diferenças absurdas de preço nesses itens de tecnologia de ponta. Motivos são fáceis de ver. Não temos montadoras nacionais, não temos desenvolvimento tecnológico para produzir semi condutores e, torço para estar errado, não temos interesse em outros assuntos que não sejam perfuração de poços no pré-sal. É uma via inversa da que ocorre o mundo. Porém temos profissionais especialistas no assunto com nome reconhecido internacionalmente além de empresas fabricantes de vários componentes como os motores elétricos. Dessa nossa capacidade vemos as iniciativas individuais como a conversão de um Gol em elétrico, do Pálio elétrico à venda em Minas, a parceria entre Itaipú e a Fiat que criou a Palio Weekend 100% elétrica com componentes e tecnologia estrangeira e muitas outras conversões caseiras. Além disso existem vários estados que isentam esses tipos de veículos do IPVA.

De fato, se o país não fizer uma alteração rápida nessa política de prioridades, poderemos ver o nosso fim do petróleo usando tecnologia dos outros. Investimento em tecnologia deve ter objetivo comercial como lá fora e portanto não justificaria realmente falar em veículos elétricos se não houver espaço no mercado. A expectativa lá fora é que, em 2020, 10% da frota seja composta por essas novas tecnologias. Portanto, um discurso contra somente por jogo de interesse de um grupo vai contra o próprio país que passou o ano de 2010 falando neles e inicia 2011 com novidades atrasadas 10 anos, mas com tecnologia dos outros.

Anúncios
Comments
2 Responses to “Veículos elétricos estão chegando”
  1. Mariano disse:

    Quem não lembra da Gurgel na década de 80 e 90 com seus carros híbridos? Tivemos todas as chances de nos tornarmos pioneiros neste assunto, mas o Brasil tinha foco apenas no petróleo e na dependência de tudo que vinha dos países de “primeiro” mundo. Depois de jogarmos tudo no lixo, estamo novamente correndo atrás dos países de “primeiro” mundo e comprando carros Estado Unidense (Fusion) com tecnologia já desenvolvida aqui a mais de 20 anos.
    O que vejo é uma colônia aqui, que vive da dependência e da tendência imposta pelos países de “primeiro” mundo. Cito isso pq não acreditamos em nós mesmos e nas tecnologias por nós inventadas. O próprio álcool teve um período glorioso, depois caiu bastante e se reergueu agora com a tendência mundial de combustíveis alternativos. É uma pena que o preço ainda varie tanto de acordo com o valor do açúcar já que tem a mesma fonte.
    Enfim… segue mais um link para que lembrem um pouco do nosso glorioso passado esquecido e desacreditado.
    http://veiculoeletrico.org/2010/12/carros-eletricos-no-brasil-hibridos-indicam-inicio-de-nova-era/

    • O assunto da gurgel é triste, merece até um post exclusivo pra entender a vergonha q é esse pais. Até esqueci de comentar, mas o link do gol elétrico é de um Gurgel lá de Brasília. A familia sempre foi assim empenhada, mas desvalorizada. Agora experimenta falar errado pra ver se não vira deputado e até presidente do Brasil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: