Regulamentar a internet? Não deixe isso acontecer!

Acabei de ler um artigo no Blog da cidadania.

De fato é um absurdo que tenham feito tais comentários no twitter durante a posse da dilma, fazendo uma associação ao assassinato do JK no desfile. Para ver mais sobre esses comentários clique aqui. De fato são pessoas comuns, que certamente são simpatizantes da direita (portanto não votaram na Dilma) e que fizeram comentários infelizes aos moldes das piadas mais infames. E fizeram em público, o maior erro. Muitos são jovens em fase de rebeldia que mesmo que não existisse o twitter fariam tais comentários nos corredores dos colégios e dentro de casa junto com a própria família. Daí para achar que são potenciais assassinos existe um abismo. Muito menos fazem parte de uma milícia armada que pretende tomar o poder. Alias, vale lembrar que Grabriel o Pensador certa vez escreveu uma musica que falava: “Hoje estou feliz, matei o presidente.” Na época foi montada para o Fernando Collor.

Concordo com certa punição fazendo uma avaliação profunda nos casos mais extremos. Para isso temos a polícia, inclusive a federal. Se existir algum grupo que represente ameaça as providências cabíveis devem ser tomadas. Nos demais casos, umas cestas básicas e uns serviços comunitários fariam um bem a sociedade e ao jovem rebelde.

No mais, o caro blogueiro Eduardo Guimarães pegou pesado. Falou em regulamentar a internet. Mais leis para esse país que não sabe nem como controlar as que tem. Comparou a internet com o velho oeste estadunidense. Uma comparação tamanha absurda. Justificou até uma regulação, não idêntica ao AI-5 digital proposto pelo Eduardo Azeredo que já publiquei aqui, mas similar. Comentou:

“o projeto de lei de autoria do senador tucano Eduardo Azeredo, que ficou conhecido como “AI-5 digital”, obriga a sua discussão desapaixonada, pois dizer que se trata só de tentativa de censura parece não caber completamente.”

É censura sim! É vigiar todos os nossos movimentos o tempo todo. Mesmo que ela seja diferente da proposta do Azeredo, não tem como ser mais leve. Para entender no que uma lei como essa resultaria fica a dica de um filme alemão que mostra a vida (ou o inferno) na alemanha oriental. Se chama “A vida dos outros”. Será que devemos repetir erros antigos?

Comecei na internet, se não me engano por volta de 1990, e não existia ainda browser gráfico. Uma placa de modem de 2400kbps (uma mosca branca) fazia conexão com uma Universidade Federal e nos colocava na rede através de um terminal telnet linux. Era tudo no modo texto. De lá para cá a internet não mudou muito.  Melhorou a interface mas os caminhos e os protocolos são basicamente os mesmos. Porque agora estamos precisando disso? Porque a internet está democrática demais e todos falam o que querem? Ele comenta no texto que a polícia consegue fazer o rastreamento das pessoas e descobrir o autor, mas o processo é complicado. O processo na verdade é suficiente. E porque deveria ser fácil? Afinal, a dificuldade deve ser proporcional à importância da denúncia. Se esses processos complicados de rastreamentos não são suficientes, então esse povo está querendo mais do que deveria. Está querendo realmente cuidar da sua vida e decidir o que falaremos (e daqui a pouco onde podemos falar, depois quando e a que horas). Vai contra o principio do meio mais democrático que existe, a internet, que de fato nasceu na área acadêmica (no MIT) e não na governamental. Se alguém pensa que não, está enganado, mas não existe forma de ser anônimo nela. A polícia já sabe muito bem disso.

Ainda por cima, teríamos que regulamentar músicas e punir pessoas como a de Gabriel o Pensador.

Dona Rosane, admirou-se do ferrão
Três-oitão que apareceu
Todo mundo bateu palma quando o corpo caiu
Eu acabava de matar o Presidente do Brasil
Fácil um tiro só

Sabe o que precisamos então? EDUCAÇÃO! O povo precisa ir para escola, os pais precisam de tempo em casa para ensinar bons modos. Assim saberemos todos onde termina nosso limite e onde começa o do próximo. Educação é o principio do respeito e a fonte do pensamento coletivo. Vamos regulamentar o ensino! Para terminar, deixo o link do blog Mega Não que combate regulamentações assim.

Anúncios
Comments
19 Responses to “Regulamentar a internet? Não deixe isso acontecer!”
  1. Cleiton M. Sabin disse:

    Sou totalmente contra a quaisquer tipos de censura , mas acho, que o vigiamento deve ser constante e interminável da polícia , que por sua vez já tem canais eficazes para combater possíveis crimes…em outros países por exemplo (EUA),já existe departamentos e leis especificamente, para tais crimes.já aqui no Brasil as crianças precisam ser primeiramente abusadas sexualmente ,por pedófidos totalmente soltos em chats e outros bate -papo para depois, somente depois serem investigados.

  2. Cleiton M. Sabin disse:

    e totalmente impossível punir alguém sem regras, sem leis

    • Perai! Denovo confusão. Regulamentar é outra coisa!
      Criar leis para melhorar punição não é regulamentação.
      Regulamentar é por exemplo não permitir que tu comente aqui como anônimo! Se o fizer já estará cometendo um crime! Esse é o caminho da proposta. Alem disso, tudo q tu comentou na internet ficaria identificado com teu nome por anos visivel ao governo (ou alguns la dentro). É quase instalar uma câmera nos teus ombros. Te no vigiando dia a dia.
      Isso é desnecessário. Não temos nem que ficar escondendo essa turma que pensa e age de forma errada, eles tem mesmo é q aparecer e depois sim aplicamos a justiça! Não adianta ficar escondendo sentimento dessa turma com regulamentação. Ai quem se prejudica é o cidadão de bem!

      A exemplo do Gabriel Pensador, vamos proibir a venda das musicas dele? Ou mais que isso, vamos prendê-lo? Nem o Collor teve coragem de processar ele, porque nós temos q nos preocupar com a musica? De fato isso representa um pensamento da maioria e ela sempre soou como comédia! Prefiro permitir que esse tipo de musica exista.

      • Cleiton M. Sabin disse:

        segundo o dicionário regulamentar é: fazer regulamento, estabelecer regulamento, norma, certo… logo se ameaçarmos alguém por exemplo, , vou te matar! pelo código penal isso pode ser encarado como crime de ameaça, dependendo da forma que a mesma e exposta,depende apenas de alguem fazer B.O. , O delegado faz a intimação, e o mesmo pode obtar em denunciar ao minisrério público ou não. precisamos sim regulamentar a internet,

  3. Cleiton. Essa lei ja existe. neo nazis do twitter vao responder por esses crimes. Tua ameaca da cadeia na net pelas leis q ja existem. O q vale no real vale no virtual. As leis ja existem.
    A regulamentacao eh oq falei acima, mesmo q a def do dicionario q tu falou.

  4. João Carlos Caribé disse:

    Muito bom Jose Paulo, muito boa observação. Eu fiquei a tarde muito mal, mal pode me sentir traido por um blogueiro que eu admirava e de quem me orgulhava com o Movimento dos Sem Midia. Meu idolo foi desmascarado, eu já havia previsto isto desde o episódio da Ju Tedesco, onde ele deu visibilidade demais e adotou o discurso da vigilancia.

    Me da uma certa repulsa ver este texto especifico do Edu, e ver la a alegria dos dinossauros que com ele corroboram. São os velhos argumentos que tanto combato, argumentos cheios de preconceito e ignorância, o que me faz concluir de forma precisa que tanto o Edu como os demais dinossauros não entendem de Internet, e este entendimento é necessário, pois evita cegueiras e miopias que corroboram com o discurso da vigilância.

    Sabemos quem esta por trás desta vigilância, são muito poderosos e tem muito dinheiro em jogo, nos resta resistir, resistir bravamente contra a pressão que vem este ano, que será muito maior do que a dos anos anteriores.

    • João. Não se preocupe. Eu senti nos comentários do Edu que ele se arrependeu. Podemos esperar um post de arrependimento por ai. Só que é dificil aceitar o erro pra quem escreve tão bem a tanto tempo.
      Fato é isso que tu falou. Ele não conhece a internet. Mas o que não me deixa preocupado é o fundamento da internet. Ela não é fisica, não tem dono e não tem como controlar. Se alguem se engraçar, aparece uma net 2.0 e inclusive já se fala no assunto. Uma net para o meio academico, quem sabe voltando com o gopher (q eu morro de saudade).
      De fato o Edu fez uma cena como o Serra com a bolinha na cabeça! Parece que fez estágio com essa direita. Mas não se sustenta. De qualquer forma não desisto da briga!

  5. M.A.D. disse:

    Concordo em gênero, número e grau: MEGA NÃO ao AI-5 digital.

  6. Isso é parte de certa tradição do pensamento ocidental, em especial, o estatalismo europeu continental: De repente, lei vira panaceia e polícia vira catarse. É claro que qualquer pessoa de bom senso se levanta contra as demonstrações de intolerância no Twitter – e se preocupa com o quadro geral de tudo isso, principalmente em São Paulo, onde gays estão sendo simplesmente caçados na Avenida Paulista -, mas usar isso como desculpa para vigilantismo é inaceitável; problemas sempre existiram, mas usar esses pontos fora da curva para justificar medidas paranóico-vigilantistas é oportunismo, é usar-se do calor do momento para dar vazão a delírios autoritários sem hora nem vez.

    • É isso ai Hugo. Daqui a pouco isso aqui vira China. Acho que o pessoal está a fim de fazer o que chamo aqui de auê! Se colocar na posição de vítima para tirar vantagem é uma característica de muitos brasileiros. Nossa parte é brigar!

      • Cleiton M. Sabin disse:

        ADORO SOCIALISMO

      • Cleiton M. Sabin disse:

        Apesar de vivermos em um país democrático, não podemos expressar nossa opinião… você pensa diferente de mim e assim por diante, que seriam dos enfermeiros se todos quisessem ser médicos?

        • Cleiton, socialismo? A china é comunista. Veja o que é a china aqui:
          https://novaordempolitica.wordpress.com/2010/12/08/china-chama-comite-do-nobel-da-paz-de-palhacos/
          Qual a vantagem de uma vida como essa?
          Quem foi que disse q não podemos expressar nossa opinião? Claro que podemos. Precisamos é conhecer bem os limites e dentro dela exercer com respeito a democracia plena. Pensar diferente faz parte. Aceitar os diferentes também. Alias, porque tu pensas que eu escrevo o blog? Pra que todos concordem comigo (no comunismo somos obrigado a concordar com uns)? Não, é para discordarem, para debater, pra crescer!
          Se fosse pra falar o que todos concordam eu nem escreveria!

          • Cleiton M. Sabin disse:

            Não estava me referindo a china! lembra que comentei com vc que apesar de ter sido filiado ao partido comunista, achava que o brasil daria mais certo de uma forma mais socialista….

            • Ok, lembro, mas socialismo não tem a ver com repressão a expressão. Q é o que estamos falando aqui.

            • Cleiton M. Sabin disse:

              Talvez , se o socialismo prega a divisão da produção e distribuição de trabalho para a coletividade, e a extinção de orgãos privados,logo podemos afirmar que poderiam sim , com vigiamento e tudo mais…

  7. Gilson disse:

    Não tem nada haver você comparar um país democrático como o Brasil que quer e deve regulamentar a internet com a China um país de ditadura. Não se utilize se sofismas e não seja ingênuo.

    • Ótimo que tu tenha vindo comentar! Sofisma, ingênuo… essas são as palavras de impacto que usam pessoas que dizem que a regulação proposta não será aos moldes chineses, mas não apresentam nenhuma proposta nem idéia! Regulamentar é uma das formas para ceder ao estado um poder ditatorial, mesmo que ele decida não o executar. Mas, cá entre nós, Precisa?
      Teu argumento de que temos que linkar identidade ao IP é furado! Recebo teu IP no teu comentário 189.73.6.154 com registro de data e hora: Enviado em 07/01/2011 às 00:38. E olha que meu sisteminha de comentários aqui é precário em… eu poderia ter muito mais informação que isso! A exemplo eu poderia obrigar tu a me passar um email válido e próprio, com confirmação! Mas mesmo esse pouco é suficiente. Ligue para a Brasil Telecom com um mandato judicial e eles dirão onde estavas sentado quando comentaste! E ainda vem querer regulação?
      Caro, me poupe dos teus comentários com sofismo (não ingênuos, porque de ingênuo não tem nada) e sem proposta! A falta da tua proposta é clara, se ela existir, será aos moldes chineses, pelo menos na parte de monitoramento, talvez não de bloqueio. Talvez! Vai da boa vontade do governo de querer bloquear e eu não pretendo ceder este espaço sem dono para governo nenhum!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: