Setor elétrico pede perfis mais técnicos nas lideranças

A seguir publicação de Weruska Goeking do Brasil Econômico falando sobre o problema de falta de especialistas nas lideranças das áreas técnicas. Infelizmente não é um fato isolado, é cultura e ocorre em todos os setores. Esse fato confirma também o que sempre venho dizendo sobre a falta de apreço pela formação ser uma das especialidades do PT.

Para Otávio Santoro, economista e especialista em engenharia elétrica, governo petista dá preferência à divisão partidária em detrimento de especialistas no setor para cargos que exigem conhecimento da área.

“Temos que separar a área política da técnica e, infelizmente, faz parte da postura do PT incluir afiliados”, afirma Santoro.

O especialista reconhece a qualidade e a capacidade técnica de Nelson Hubner, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na gestão de Lula, mas critica a ocupação de outros cargos por pessoas aliadas ao partido governista, mas sem conhecimento técnico sobre o setor elétrico.

Essa postura já trouxe problemas para o setor elétrico, segundo Santoro. “Tanto Dilma quanto o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, bateram cabeça sem saber o que aconteceu no apagão de novembro de 2009 e acabaram descobrindo que foi problema de manutenção por falta de investimento planejado”, conta.

Sobre a escolha de Lobão para ser novamente ministro, Santoro afirma que ele é “um ótimo político”, mas que não possui o perfil técnico esperado para a função. “Podemos dizer que ele já fez um ‘estágio’, vamos ver se nos próximos quatro anos convence como líder do setor”, diz.

Anúncios
Comments
2 Responses to “Setor elétrico pede perfis mais técnicos nas lideranças”
  1. Mariano disse:

    Concordo que é preciso alguém que entenda do assunto pra colocar nesta área, mas o problema é que gente honesta tem horror de política e as vezes por isso não é fácil encontrá-los e convidá-los para cargos deste tipo.
    A exemplo o “capitão nascimento”.

    • Mas ai que tá. O cargo não é político. Afinal, o que se define como político nesse caso? O cargo é técnico administrativo. Aqui no Brasil nós distorcemos o termo política que se traduz em “tirar vantagem” e “conhecer os amigos” para “conseguir as coisas”. Os famosos preparados!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: