Economia com troca da frota para elétrico em Portugal

A quadro brasileiro é de fato diferente da realidade portuguesa. Portugal não possui sua Petrobrás e não produz álcool. A dimensão do território também conta e Portugual é menor que muitos estados brasileiros. Mas se fizermos um estudo sobre o assunto poderíamos tirar uma conclusão inesperada e ver que por aqui também teríamos economia. O valor levantado em Portugal é significante. São 2 trilhões e meio de Euros por ano em economia e devido à total dependência energética uma troca de tecnologia não teria tantas barreiras comerciais.

A seguir o artigo original.

Se toda a frota automóvel portuguesa fosse movida a electricidade, o país obteria uma poupança de €2500 milhões na energia comprada, referiu o presidente da EDPAntónio Mexia.

Como a maior fatura de energia paga em Portugal é relativa ao sector dos transportes, se todo o parque automóvel nacional – cerca de 4,5 milhões de veículos – fosse movido a eletricidade, “o país pouparia €2500 milhões por ano”, recordou o presidente da EDP, António Mexia, durante o debate “Tendências e desafios do mercado de energia europeu”, promovido pelo Eurogroup Consulting.

António Mexia referiu que o projecto da mobilidade elétrica é igualmente importante porque permitirá aumentar a capacidade de armazenamento da energia, atendendo a que uma das fragilidades do sector elétrico é o armazenamento da eletricidade.

“As baterias dos automóveis elétricos permitirão armazenar energia, o que é muito importante para o sector elétrico”, referiu António Mexia, considerando ainda que “contribuirá para aumentar a eficiência energética portuguesa e reduzir as emissões poluentes de dióxido de carbono”.

Fonte: VeículoEletrico.org

Anúncios
Comments
One Response to “Economia com troca da frota para elétrico em Portugal”
  1. Luiz disse:

    Dizem por ai que o Brasil não tem recurso pra sustentar carros elétricos, com para construção de baterias que a matéria prima é escassa, como pela quantidade de energia elétrica que o pais precisaria pra uma frota como esta atualmente. Seria interessante ver e fazer um balanço de sustentabilidade no Brasil não acha? Cabe carro elétrico no Brasil? Portugal compra a energia elétrica, o Brasil teria que comprar alguma coisa também. Tem gente diz que não é possível porque o Brasil não tem recursos. Inglaterra e Portugal são países muito pequenos, então.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: