Jaraguá do Sul, SC, tem lição para dar sobre enchente

Apesar do caos e da destruição da cidade, que avaliando pelo bairro onde moro e comparando com as chuvas de 2008 foi mais destrutivo, nosso número de mortes está em apenas uma criança de 2 meses que foi carregada pelas águas. Acredito que pela destruição da cidade, em muitos outros lugares do Brasil o resultado seria bem diferente.

A cidade tem uma característica geográfica desfavorável à enchente. É um vale onde um grande rio o corta junto com várias outras vertentes menores. Uma das consequências da chuva é o deslizamento devido a água que desce dos morros que cercam a cidade. Muitas casas ficam nestas encostas. Além disso a cheia do rio alaga o centro da cidade. As perdas materiais são muitas, temos muitos desabrigados, mas já é possível sentir que a cidade se prepara melhor para as enchentes. Pelo menos na questão humana. Os voluntários sobram, o trabalho da defesa civil é rápido e o comportamento da população em meio ao caos é ordenado o que ajuda e muito esta redução de mortes.

O pessoal da rádio local AM Jaraguá continua atuando e colocando a população no ar para passar notícias desde a noite de ontem. Os radialistas ainda não dormiram e dá para perceber nas palavras que já saem com mais dificuldade. Fazem um trabalho excelente de alerta o que ajuda o pessoal na decisão de sair de casa. A população está atenta à rádio e na internet ao twitter, que ontem esteve com o hashtag #chuvajaragua entre os 3 mais movimentados do Brasil.

De fato o que precisa melhorar e muito é a questão de loteamentos e construções. Não podemos continuar vendendo lotes em locais de risco sem um estudo geológico e uma análise do solo. Além disso o mercado de imóveis buscando redução dos preços, muitas vezes não trabalham corretamente a fundação das casas, parte importante para suportar problemas naturais. Engenheiros podem ser consultados para informar sobre a área pretendida e uma pequena consultoria pode sair mais barato que o prejuízo futuro.

Precisamos gastar mais com planejamento não só político, mas pessoal, e conhecer bem o que está sendo comprado ou construído e o local pretendido. O comportamento político precisamos somente continuar cobrando, mas fazer nossa parte é fundamental. A parte humanitária exemplar da cidade no último dia precisa ser estendido para esta área para que tenhamos um lugar seguro quando as chuvas ocorrerem, pois a única certeza é que elas continuarão ocorrendo. Exemplos como este mundo afora não faltam, como o Japão com seus terremotos, muitas vezes maiores que os que vemos destruir países inteiros no resto do mundo. O povo japonês sabe que os terremotos continuarão ocorrendo e se preparam corretamente para eles. É mais uma vez uma questão de educação.

Anúncios
Comments
One Response to “Jaraguá do Sul, SC, tem lição para dar sobre enchente”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Chrtistian R. Vota and Chrtistian R. Vota, Jose Paulo Remor. Jose Paulo Remor said: Jaraguá do Sul, SC, tem lição para dar sobre enchente: http://wp.me/p1aZXR-fU #chuvajaragua […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: