Este Brasilzão do povão

De Xico Stratocaster, um amigo meu que preferiu não se identificar. Foi um desabafo da qual comentarei mais em outro post.

Pois é, nao lembro se foi o financial times ou o New york times que há uns 2 anos criticou o bolsa família entitulando-o como o maior programa de compra de votos oficial da história do planeta, .. que embora escandaloso, no Brasil ninguém tomava atitude e achava bom.
Dado os resultados do PISA, que mostram o péssimo resultado da educação no Brasil, aquela que seria a melhor maneira pra se chegar a uma sociedade mais igualitária continua sendo resultado de experiências.
Entra governo e sai governo e voce vê o pessoal mexendo nas regras: inclui/exclui disciplinas, aumenta anos de estudo, faz a progressão seriada (onde não se pode reprovar aluno), troca vestiba por outro processo seletivo, …. o tempo passa e o que parece é que temos uma doença: orgulho.
Era mais simples copiar as experiências internacionais bem sucedidas e equiparar o salário dos professores aos juízes.
Pronto: você teria um conteúdo gerador de conhecimentos práticos e profissionais, ao inves da decoreba, e também teria pessoas vocacionadas de alto nível dando aula porque gostam.
Evidentemente que investimentos nas salas de aula e infraestrutura seriam necessários, mas isso é o mais fácil: cria logo um PAC educação.

Mas não,… o Brasil é orgulhoso e todas as soluções tem que ser inventadas, novas, “genuinamente” brasucas, ou pelo menos fazer uma maquiagem no que já existe.
Ficam discutindo educação, mas quanto é o piso de um engenheiro? quanto um juíz ganha por hora? … agora vai no jardim, no primeiro e segundo grau das escolas e vê qual é o salário-hora de um professor?
Por essas e por outras que você não vê os filhos das classe A e B escolhendo essas profissões! Atualmente, inclusive, acho que nem a classe C escolhe!!!…

Dai os coitados da classe D resolvem fazer letras/mtm/fsc porque tem mais vagas disponíveis no vestiba ou pq tem formação à distância,… e depois a sociedade e os governantes querem cobrar a conta do mau desempenho da educação brasileira no currículo …. como se o problema estivesse alí. Realmente o currículo é ruim, mas não é o motivo principal.

Eu mesmo, se na época do vestiba fosse escolher alguma coisa que eu gostasse de fazer, teria escolhido matemática. Seria professor de matemática porque eu gostava disso… Mas tendo que trabalhar 8 ou 10 hr por dia em 3 colégios diferentes pra ganhar as vzs menos do que o início de carreira de outras profissões, nem precisei ponderar 3 minutos…. Acho que essa situação se repete inúmeras vzs.
Afastamos da educação as boas cabeças, que quando muito, se tornam professores universitários (visto que até bem pouco tempo nao se valorizava nem mestrado e nem doutorado no brasil).

Já que a educação não vai pra frente né zé,… resta ao povo as bolsas isso e aquilo….

Brasil dá nojo de vez em quando ….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: