O que esperar das olimpíadas?

Ontem a Record apresentou um teste na cidade do Rio de Janeiro sobre os preços para os estrangeiros que visitam a cidade. A reportagem que pode ser vista neste link foi feita pensando nas olimpíadas. Já era de se esperar que muitos brasileiros tentariam tirar vantagem dos estrangeiros, mas a parte impressionante é quando eles tentam justificar o ato. Depois de anunciar o preço de R$500 para um brasileiro, o comerciante anunciou R$800 a um ator se passando por estrangeiro. Era o mesmo produto. Uma outra comerciante apareceu na reportagem justificando que precisaria de dinheiro para pagar as contas da semana. Em outro caso, um taxista, depois de aceitar um esquema, confirmou que faz a mesma coisa com outros turistas. O repórter perguntou o porque de ele fazer isso ele respondeu:

“Tem uns [estrangeiros] que são meio trouxas, tem mais é que cobrar mais mesmo…”

Desagradam o turista, ignorando o fato de que ele pode não voltar ao país, além de fazer a propaganda negativa lá fora. Trouxa ele não é, e sim um verdadeiro sociopata, assim como a pessoa que justificou o preço diferente no comércio. Trouxa somos nós quando permitimos que este taxista continue trabalhando e também quando permitimos esses abortos sociais não combatendo aqueles falsos moralistas que não sabem medir esse tipo de problema.

A palavra sociopata* pode parecer forte mas não é. É uma consequência de situações sociais difíceis na infância. Ocorre quando não fornecemos os requisitos básicos como educação e qualidade de vida para os recém chegados a sociedade. Um aborto, desses que ninguém vai às ruas lutar contra, como já colocou Cristóvam Buarque. A solução é educação e aqui está uma prova clara. Mesmo com o crescimento da economia, com a facilidade de comprar carro e casa, com os programas de inclusão social do governo que mesmo sendo populistas trazem resultados para todos, estes continua agindo como um sociopata. Dar dinheiro não resolve.

* Sociopata degundo o wikipedia: O Transtorno de Personalidade Anti-Social, vulgarmente chamado Sociopatia, é um transtorno de personalidade descrito no DSM-IV-TR, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. Não raramente os sociopatas têm um comportamento agressivo e indiferente que varia de caloroso para frio ou cruel dependendo de como quiser manipular, inteligência acima da média e possuem uma variedade grande de talentos como escrever e juntar rimas. A maioria dessas pessoas tem uma família desestruturada ou tiveram uma infância difícil, e quando atingem o fim da adolescência ou início da fase adulta, utilizam comportamento violento como meio de se "vingar" do passado, inconscientemente.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: