Como Tóquio se protege de enchentes

Onde o especialista tem espaço, o professor tem valor e a escola é prioridade o povo não sofre. A situação de São Paulo é resultado do que foi colhido até aqui.

Um projeto como este é o exemplo do significado “real” da palavra sustentabilidade – não aquele distorcido pela imprensa. Tóquio nunca apareceu nos noticiários quando o assunto é enchente e nunca aparecerá. E o motivo é único: Tecnologia. Não temos como esperar tecnologia em São Paulo enquanto o povo achar normal o Tiririca fazer parte de uma comissão de educação.

Desejo boa sorte à São Paulo.

Artigo do Blog do Morumbi

Recebi este e-mail de um amigo, Mendy Tal, homem culto, que já dirigiu emissora de TV. O texto, que circula pela internet, diz:

“Anualmente uns 25 tufões assolam o território japonês. Desses, dois ou três atingem Tóquio em cheio, com chuvas fortíssimas durantre várias horas ou até um dia inteiro. Mas nem por isso ocorrem enchentes ou alagamentos na cidade. Por que será? O subsolo de Tóquio alberga uma fantástica infraestrutura cujo aspecto se assemelha ao cenário de um jogo de computador ou a um templo de uma civilização remota. Cinco poços de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade interligados por 64 Km de túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas. A dimensão deste complexo subterrâneo desafia toda a imaginação.  É uma obra de engenharia sofisticadíssima realizada em betão, situada 50 m abaixo do solo, fato extraordinário num país constantemente sujeito a abalos sísmicos e onde quase todas as infraestruturas são aéreas.  A sua função é não apenas acumular as águas pluviais como também evacuá-las em direção a um rio, caso seja necessário. Para isso dispõe de 14.000 HP de turbinas capazes de bombear cerca de 200 t de água por segundo para o exterior.”

É um obra de dimensão colossal, mas quem mora em Tóquio não vê. Sabe que existe porque não sofre com a enchente. Em São Paulo, sofre-se com a enchente, mas se vê a ação do poder público em obras bonitas, porém sem a mesma utilidade. É o caso da ponte estaiada na avenida Jornalista Roberto Marinho. Todos os dias, quem assiste ao telejornais locais da Rede Globo vê a ponte, pois ela compõe o cenário do programa. Em geral, nesta época, vê também reportagens de veículos submersos e casas destruídas por enchentes. Tem algo errado. Pense nisso.

Anúncios
Comments
2 Responses to “Como Tóquio se protege de enchentes”
  1. osvaldo1409 disse:

    Pois é, no Brasil quando se fala em projeto de alguns bilhões de dólares todo mundo cai de pau achando que é um absurdo gastar tanto dinheiro em um projeto quando poderia investir esse dinheiro na saúde, educação blá… blá… sempre o mesmo discurso dos que pensam pequeno. O Brasil não é um pais pequeno, seus problemas também não são pequenos, portanto os projetos não podem ser pequenos. Vejam a China (O governo chinês pretende totalizar, até 2012, cerca de 13 mil quilômetros de ferrovias velozes, o que supera todo o resto do mundo junto). O projeto do trem-bala brasileiro está avaliado em 33 bilhões em 5 anos (6,5 bilhões por ano), isso não é nada em termos de investimento (o PIB do Brasil alcançou R$ 3,675 trilhões em 2010) o projeto completo do trem-bala dá menos que 1% do PIB brasileiro de um ano. Portanto temos que pensar grande e aprender a investir em projetos que resolvam os problemas não levando em consideração apenas o valor, mas sim os benefícios que cada projeto trará.

    Quanto custa não ter a solução? Eis a questão!

    • Caro Osvaldo, obrigado pela visita.
      Veja, sou um dos defensores da educação e não por isso eu teria coragem de dizer q esse tipo de projeto nao pode acontecer para usar o dinheiro na educação. Temos que pensar grande como tu comentou. Temos que investir no conhecimento que esse tipo de projeto gera, pois esse investimento é sustentável. Isso sim é educação, e não simplesmente abrir mais 300 escolas de merda como essas escolas públicas que temos hoje. Volume não resolve, precisamos de qualidade, excelência e destaque.

      t+

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: