Melhoria do Trânsito na Rua Bernardo Dornbursch (rua da Marisol) com baixo custo

Prezados,

desculpem pela minha ausência temporária no Blog, mas eu apareço somente quando acho que tenho algo realmente importante para comentar. Neste caso pensei por cerca de duas semanas antes de escrever. Acredito que esta modificação faria diferença imediata na situação atual, se implantada.

Desta vez venho com uma melhoria para o caótico trânsito matinal na Rua Bernardo Dornbusch, principalmente no trecho que antecede a empresa Marisol.

Acredito que com soluções simples e de baixo custo teremos uma melhoria significativa na fluidez do trânsito nesta rua.

A imagem abaixo servirá para identificarmos os pontos citados no texto, e para quem não conhece a cidade pelos nomes das ruas (como eu) a posicioná-los no mapa da cidade.

Atualmente, em horário de pico (7:00 as 7:40) a Rua Bernardo Dornbusch têm trânsito bastante lento devido a grande quantidade de carros que trafega, mas principalmente pela falta de organização e instalação desordenada de semáforos.

Sem dúvida o semáforo é um grande instrumento de organização do trânsito, mas se não for cuidadosamente, e estrategicamente instalado pode se tornar um vilão, que além de causar congestionamentos pode contribuir para o aumento no número de acidentes. A rua Domingos Sanson é muito mal posicionada para quem tem a intenção de entrar na rua Bernardo Dornbusch, pois fica logo após a uma curva (ponto azul no mapa). Quem entra da rua Domingos Sanson na Rua Bernardo Dornbusch tem a visão prejudicada devido a curva e o perigo é alto pois quem trafega na rua Bernardo Dornbusch pode alcançar a velocidade de 60km/h (ou mais). Para tentar assegurar que não ocorram acidentes foi instalado um semáforo nesta esquina. Na minha opinião não foi uma ótima idéia. Logo foi percebido isto devido ao enorme congestionamento gerado no primeiro dia de utilização deste semáforo. Outro ponto que vale ressaltar é que foi instalado um semáforo após uma curva e nenhuma placa  ou pintura no solo foi feita para informar a novidade ou algum visitante de outra cidade que depararse-á com o semáforo após uma curva, andando a 60km/h. Ainda tem chance de que o “turista” possa encontrar uma fila logo após a curva e colidir na traseira do veículo (me refiro ao semáforo instalado no ponto azul sinalizado no mapa acima).

Voltando ao assunto principal, em frente ao estacionamento de motos e bicicletas da empresa Marisol (ponto vermelho do mapa) foi instalado, a anos, um semáforo para garantir a segurança da grande quantidade de funcionários que atravessa a rua após estacionar sua motocicleta/bicicleta ou carro (como mostra o mapa acima).
Sem dúvida esta é uma medida importantíssima para garantir que não ocorram acidentes de trabalho quando o funcionário faz a travessia do estacionamento para a empresa.

Pois bem, minha sugestão vai fazer com que estes trabalhadores precisem caminhar algun metros a mais. Sugiro retirar o semáforo desta posição e realocá-lo, posicionando-o pouco mais a frente (no sentido da rua), antes ou após a Rua Marisol (ponto amarelo do mapa). Mas para que essa medida colabore de alguma maneira é necessário, também, que a Rua Marisol que tem o sentido de trânsito (mão única) para a sinalização vermelha da seta seja modificado para o sentido amarelo da seta.
Desta maneira os funcionários da Marisol que, pela rua Prefeito Waldemar Grubba, entram na rua Domingos Sanson para retornar pela rua Bernardo Dornbusch, dividindo espaço com os motoristas que não pretendem entrar na Marisol, seria eliminado.
Os motoristas interessados em entrar na Marisol entrariam direto na Rua Marisol e teriam acesso ao estacionamento da empresa atravessando a rua Bernardo Dornbusch. Simulando, o semáforo em sinal verde para os motoristas da rua Marisol, que não estacionarem no estacionamento da Marisol do lado norte da rua Bernardo Dornbusch atravessariam a rua entrando diretamente na Marisol e permitiria, ao mesmo tempo, que os pedestres que deixaram suas motos/bicicletas e carros atravessem a rua e dirijam-se ao trabalho.
O grande diferencial de como está hoje é exatamente isto, os motoristas poderão, ao mesmo tempo, se direcionar a empresa. Atualmente quem os motoristas precisam aguardar o semáforo que dá prioridade apenas aos pedestres, para poderem entrar na Marisol, após muita dificuldade para entrar da Rua Domingos Sanson na Rua Bernardo Dornbusch.

Assim, de forma simples teríamos uma agilidade muito maior e uma quantidade muito maior de pessoas entrando na Marisol, sem causar tanto congestionamento.
Muitos podem questionar se a rua Marisol ficaria congestionada. Acredito que não, pois a rua Domingos Sanson não fica e mesmo se ficar o congestionamento seria grande até que chegasse a rua Prefeito Waldemar Grubba que por sua vez tem 3 (três vias). Uma delas poderia ser “direcionada” a quem entra para a Marisol neste horário do dia.

Outra sugestão é utilizar uma parte do terreno da Marisol – acredito que a Marisol dará apoio pois esta medida melhorará o trânsito no local – para que seja utilizada como terceira pista aos funcionários da Marisol que moram em bairros onde o melhor acesso a Marisol é pela Rua Bernardo Dornbusch, conforme mostra a parte laranja da figura abaixo. Esta terceira faixa não precisaria respeitar o semáforo, pois serviria apenas para entrar na Marisol, poderia ter as chamadas “tartarugas” para distinguir a terceira faixa citada da entrada direta da rua Marisol.

O questionamento que poderia ficar é em relação ao semáforo instalado e a travessia dos pedestres, pois se for instalado antes da rua Marisol e se também for criada a terceira faixa utilizando parte do terreno da Marisol o pedestre ficaria sem muita opção para atravessar a rua, certo? Pois também há uma solução para este caso. A faixa de pedestres poderia ser colocada após a rua Marisol e os pedestres que deixaram suas motos/bicicletas no estacionamento teriam que atravessar a rua Marisol enquanto a rua Bernardo Dornbusch está com sinal verde. A rua Marisol tem tamanho suficiente para suportar dois carros, um ao lado do outro, caso ainda não achem suficiente poderiam suprimir a calçada do lado do estacionamento até o trilho de trem e talvez até um pouco mais para frente. Com dois carros, um ao lado do outro, teriam dois semáforos distintos, um para dobrar à esquerda e outro para seguir reto (entrar na Marisol) e assim os pedestres estariam seguros ao atravessar a rua Bernardo Dornbusch enquanto há fluxo de carros na terceira faixa e também na rua Marisol.

O limitador de velocidade e o sensor que identifica o motorista que passa sob sinal vermelho poderia ser reposicionado de forma que o motorista não obstrua a via, de modo que o motorista que transita na rua Marisol possa continuar sua trejetória, seja no sentido estacionamento da empresa Marisol ou dobrando à esquerda e seguindo na rua Bernardo Dornbusch.

Espero um dia ver minhas sugestões sendo colocadas em prática ou ainda melhoradas para que todos usufruam de um transporte mais seguro e rápido dentro da cidade.

Abraços!

Anúncios
Comments
One Response to “Melhoria do Trânsito na Rua Bernardo Dornbursch (rua da Marisol) com baixo custo”
  1. Show de bola Mariano. Charada morta por quem passa lá todo dia e aprovado por quem felizmente passava! Mas como já te falei, acho que em frente às empresas temos que ter é passarela mesmo.
    Só para ter uma ideia, as leis de transito brasileiro recomendam que vias de duas ou mais pista tenham limite de 80km/h. Principalmente em vias estaduais, como é o caso desta que corta Jaraguá. Ou seja, 3 vias quase que obriga a ter um sistema de fluxo descente que permita 80km/h.
    Entre as soluções, as passarelas são as melhores formas de garantir segurança aos pedestres. Quem teimar em atravessar a via estará jogando com a própria sorte e fora do que foi fornecido como ferramenta de segurança.
    Isso também vale pra quem anda no meio da via quando tem calçada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • maio 2011
    S T Q Q S S D
    « abr   jun »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: