A santidade do governo brasileiro que espanta

Decreto regulamenta IPI maior para carro importado. Saiu em todos os meios de comunicação nesta semana.

Será que notamos o verdadeiro problema de uma decisão dessas?

Motivo é que as montadoras estavam com os pátios cheios e exportando mão de obra. Fabricas asiaticas com qualidade muito maior trazem todas as peças para cá e somente montam. As peças são fabricadas todas lá.

Porque as peças fabricadas aqui saem mais caras que as de lá somadas com o transporte? Uma das possibilidades é o imposto alto demais. Se for isso, o governo deveria reduzir o importo nacional no lugar de aumentar os dos importados. Outra possibilidade é o nosso custo de mão de obra o que seria absurdo considerando nossos salários. Lucro alto das fabricantes? Respondo mais abaixo.

Porque os carros fabricados aqui com essa fama de carroças são mais caros que os fabricados lá somando o transporte? Imposto alto dos carros não é, senão o governo reduziria o imposto sem penalizar o brasileiro. Não que eu também acredite na santidade do governo nessa terra do arranca olho, mas seria o matematicamente melhor. Custo da mão de obra alto e ainda estamos exportando ela? Nossa mão de obra vai trabalhar na asia e mesmo assim as peças chegam aqui mais baratas. Essa matemática não fecha. Chines produz muito barato também não serve. Tem Mexicano chegando aqui bem mais barato tambem. Lucro alto das montadoras?

Sim, tudo leva ao lucro alto das montadoras. As quatro antigas da casa já fecharam Gurgel e aprontaram boas nessa terrinha. Agora estão dando ordem à Brasilia o qual deveria obedeçer à somente nós que pagamos um belo montante para manter essa máquina gorda funcionando. Essas quatro, GM, Ford, Fiat e Volks seriam assunto de uma reportagem em uma grande rede de TV nacional o qual falava justamente desses lucros altos. Tenho amigos que trabalham lá dentro e comentaram sobre esta repostagem. Na hora de ir pro ar ela foi cortada.

Continuaremos andando de carroças nacionais. Aqueles mega pacotes promocionais de carros completos com siglas que os brasileiros seques imaginam o que significam acabou pois a pressão chinesa também acabou. Voltamos 15 anos quando bom mesmo era um Fiat uno zero sem nenhum opcional (veja nos sites de usados o que tinhamos a 15 anos atras). Cherry, JAC, Lifan estavam encomodando demais, brasileiro iria andar com ar condicionado, abs e air bag sem adicionar R$5000 à R$8000 no valor do carro. Não pode as quatro montadoras não querem.

E o elétrico que já esta pelas ruas lá fora? Isso virou sonho impossível por aqui. Vamos de pró alcool versão 2020 quando o petróleo ficar incomprável.

Eu farei minha parte, não piso mais nessas quatro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • setembro 2011
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930  
  • Political Blogs - BlogCatalog Blog Directory

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

%d blogueiros gostam disto: